sábado, 11 de julho de 2009

A pior parte de um dia chuvoso...

A pior parte de um dia chuvoso é não poder abrir a janela. Deixar a luz entrar e renovar o ar.

A chuva molharia o violão disposto embaixo da janela; encharcaria a madeira da veneziana; tornaria podre o taco do chão, numa equação água mais tempo; ensoparia a roupa que usei ontem e sem ver a sujeira, julgo limpa para hoje.

Mas a luz do sol deixa de existir no dia chuvoso? O ar não se renova enquanto chove? Eu deveria abandonar meus medos e abrir a janela, sem afastar nem cobrir nada que estivesse próximo a ela. Só para suprir essa necessidade de renovação. A água, sei bem que renova também; que limpa e purifica. Então por que não abrir a janela?

Desde pequeno escuto que não se deve abrir a janela em dias assim. Vai encharcar a veneziana. E se a veneziana apodrecer, não poderei cerrar a janela e barrar a luz nos dias em que eu não quiser renovar nada. A cada momento, escolhas para uma vida toda. A cada instante, sacrifícios de instantes futuros.

Eu admiro a luz que tenta invadir o quarto pela veneziana fechada. Que coragem ela tem quando se espreme para entrar. Por que eu sou tão covarde e não abro de uma vez essa janela?

4 comentários:

  1. As pessoas sempre tiveram muito medo de abrir suas janelas. Fato.

    ótimo post, Potenza!

    ResponderExcluir
  2. A água renova, mas traz danos.
    A luz é insistente, mas não te convence.
    Abrir a janela é difícil. Mudanças e atitudes que podem, de alguma maneira, trazer malefícios, mesmo com seus benefícios momentâneos - sentir a luz, a água, o ar, o dia -, são sempre difíceis. É assim, em todos os aspectos da vida.
    Como já disseram, "as pessoas sempre tiveram muito medo de abrir suas janelas".

    Ah, e se deixar molhar a roupa, provavelmente não a julgará mais como limpa - ou talvez sim. O porquê eu não sei. Não dizem que a água purifica?

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  3. Abri a janela; as vezes chove e molha tudo, outras a luz entra e me renova; ainda sinto aquele cheiro de ' lugar fechado '. Mas sei que abri a janela.

    ResponderExcluir
  4. Não abra a janela, saia para o céu aberto e abra os braços e feche os olhos.

    ResponderExcluir